Skip to content

MAKE PASSO A PASSO – PARTE II – BRONZER, BLUSH E ILUMINADOR!

15/10/2009

Antes de mais nada, aviso que fiz um update na Parte I do Passo a Passo, explicando as funções dos produtinhos (base, corretivo e pó), que eu tinha lindamente esquecido de escrever kkk! Pra quem quiser conferir, ou quem perdeu o primeiro passo a passo, clique aqui!

Bom, hoje vamos falar dos produtinhos que, geralmente, geram as maiores dúvidas em relação à onde e como aplicar, especialmente o bronzer e o iluminador!

Vou começar falando das funções de cada um, e depois vamos ao passo a passo! Eu sei que aulinha teórica pode parecer muito chato, mas é super necessário, viu gente!

BRONZER (OU PÓ BRONZEADOR): o bronzer possui, basicamente, duas funções. A primeira, é dar um aspecto bronzeado ao rosto, uma leve coradinha de quem pegou um sol da manhã (e não uma tostada de quem passou o dia torrando no sol sem protetor! Nada de sair por aí com a cara laranja ou parecendo que passou barro, ok?!). Deve ser aplicado com muita leveza no centro da testa, nariz, queixo e maçãs do rosto (pontos onde o sol bronzeia mais), sem concentrar o produto, é coisa sutil mesmo! Para esse tipo de aplicação, o ideal é um pincel largo de pó.

A segunda função, é a do bronzer de contorno. Serve para fazer algumas correções no nosso rosto, basicamente um ilusionismo! Por exemplo, aplicando na cavidade em baixo das maçãs do rosto, nós a ressaltamos, dando uma impressão de bochechas definidas. Para quem tem testa grande, aplicamos no contorno em cima da testa, e dá impressão de testa menor. Para nariz largo, basta aplicar nas laterais, e temos a ilusão dele ser mais fino. Você tem papada? A escureça um pouco com bronzer, e ela vai ficar super disfarçada. Podemos usá-lo a nosso favor, mas apenas para corrigir os defeitos que temos realmente, se você já possui a testa pequena, nem pense em aplicar nos contornos dela, que ficará quase sem testa! Para o bronzer de contorno, o ideal é a aplicação com um pincel de blush chanfrado (com as cerdas terminando em diagonal).

Outro fator importante sobre o bronzer: ele deve ser somente um pouco mais escuro que sua pele, portanto, se sua cor for à la Mortícia Addams, não escolha um marrom escuro!

Funções do Bronzer

Funções do Bronzer

Obviamente, não devemos passar com a intensidade com que mostram as fotos, o objetivo é apenas escurecer 1 ou no máximo, 2 tons da nossa cor natural.

O bronzer de contorno deve ser sempre esfumado com um pincel limpo, para suavizar, pois a intenção não é ficar marcadão no rosto, pelo contrário!

BLUSH: o blush basicamente serve para dar um aspecto corado nas bochechas, a forma mais atual e natural de aplicação, é concentrar a cor apenas na parte gordinha que fica saltada quando sorrimos. Confesso que adoro um blush marcadinho, mas o considerado “ideal”, é apenas um leve ruborzinho natural.

ILUMINADOR: a função do iluminador é dar um aspecto saudável à pele, aquele brilho e viço de “oi, sou RYCAH, não tenho preocupação alguma e durmo no mínimo 10 horas por noite”, sacam? Cara de pele sadia mesmo, bem cuidada e luminosa.

Deve ser passado com cautela também (como tudo na maquiagem), pois a intenção não é elogiaram seu iluminador, e sim parecer que você nasceu com essa pele de podre de rycah!

Excesso de iluminador também pode passar a impressão de pele oleosa, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo). Então, muito cuidado!

Onde passar o iluminador

Onde passar o iluminador

Agora vamos ao passo a passo!:

clique na imagem para ampliar!

clique na imagem para ampliar!

Não costumo utilizar as duas funções do bronzer no mesmo make, mas fiz aqui para poder mostrar. Geralmente, no dia a dia uso o bronzer pra dar uma corada, e em ocasiões que pedem um make mais elaborado, uso o bronzer de contorno.

E people, sorry mas a foto do resultado com bronzer ficou péssima, flash estourado e não dá pra perceber nada, só vi depois, então nem adianta postar!

clique na imagem para ampliar!

clique na imagem para ampliar!

Aplique o blush sempre super aos pouquinhos, só dando uma sujadinha no pincel mesmo. É muito mais fácil precisar passar mais, do que exagerar. Se tiver que consertar o exagero (esfumando com um pincel de pó), pode acabar borrando tudo, a base sai, fica uó!

clique na imagem para ampliar!

clique na imagem para ampliar!

clique na imagem para ampliar!

clique na imagem para ampliar!

O iluminador na foto, está super carnavalesco, mas como eu disse, é só para perceberem o efeito (fiquei com medo de não aparecer na foto!).
Passei também bem pouquinho no centro da testa, nariz e queixo, para dar uma iluminada na pele.
.
Exemplo de iluminador no ponto certo:
DSC02109 2
.
Mas eu tenho mesmo que passar tudo isso, todos os dias?
Não! No dia-a-dia, considero necessário apenas o blush, porque não consigo sair cara-pálida por aí!
.
Uso também o bronzer para dar uma corada, mas apenas porque sou muito tranparente, aí usando o bronzer, fico branca kkk!  Mas quem já tem uma cor legal, ou ao menos cor de gente – e não de fantasma, como eu – pode dispensar o bronzer no dia-a-dia numa boa!
.
O iluminador, uso apenas em ocasiões que pedem uma produção maior e mais baphônica. Não que jamais possa ser utilizado no dia-a-dia, mas não acho necessário, a não ser que seja usado de maneira muito discreta!
.
Próximo passo: olhos!
Caso tenham dúvidas, é só perguntar nos comentários, tá?!
Anúncios
11 Comentários leave one →
  1. Larissa permalink
    15/10/2009 22:32

    Mari, estou adorando suas diquinhas. E aprendendo muito.
    Agora sim vejo o quanto sou pobre de makes kkkkk.
    Beijosssssss

    • chiquesemchilique permalink*
      16/10/2009 0:21

      Lari,
      Que bom que está curtindo e aprendendo!!!
      Ahahaha, aproveita minhas diquinhas de produtos lá do início do blog, e comece a adquirir os produtinhos que faltam rss!!! Tendo os produtos certos e necessários, não é preciso gastar muito…

      Bjooooo

  2. Maria Elisa Rosa permalink
    15/10/2009 22:52

    Tb estou adorando!!!
    Mas não entendo pq passar o pó pra matificar e dps o iluminador pra brilhar……. :-O rsrsrsrs

    Adorei!!! E aprendi mt!!!

    • chiquesemchilique permalink*
      16/10/2009 0:17

      Mary, que bom que está gostando e aprendendo!

      Vamos lá:

      Brilho de óleo/gordura é diferente de pele luminosa (e não brilhosa rs) e viçosa. O primeiro é péssimo, o segundo, é ótimo!

      E existem os locais onde um bilho (de luminosidade)é bem-vindo, como bochechas/têmporas e olhos, tanto que nessas regiões nem é recomendado o uso do pó; e locais onde não é nada bem-vindo, como zona T.

      O pó não só matifica, como “segura” e absorve o óleo produzido no rosto. E também é importante para fixar e assentar a maquiagem.

      Mas, em contrapartida, pode dar um aspecto muito opaco (e fake) e de pele desidratada, sem vida. Por isso, é bem-vinda uma leve pincelada de iluminador onde passamos o pó (zona T), mas leve mesmo, apenas para dar aspecto viçoso e natural à pele. Mas, como falei, essa luminosidade é bem diferente de oleosidade (ecaaa)!

      Mas, pra quem tem pele oleosa, melhor evitar o iluminador na zona T, pois ele irá potencializar a oleosidade e aí é desastre na certa!

      Consegui esclarecer rss?

      Bjooo

      • Maria Elisa Rosa permalink
        17/10/2009 20:09

        Mari,
        conseguiu sim!!! Obrigada!!! rs

        Mas é incrível como eu não tenho conseguido tirar o brilho da minha zona T… Pq será? Será que não estou passando o pó direitinho?
        Ontem foi aquele casamento que te falei e estava um calor do cão… Minha pele é super oleosa, passei a base e o pó só na zona T, no meio da festa fui no banheiro e parecia que eu tinha corrido de tão brilhante que estava a minha testa e nariz…….
        O que eu faço???

  3. Karla Magalhães de Oliveira permalink
    17/10/2009 16:09

    ai ai ai… ja to esquecendo a primeira parte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! imagina quando chegar na decima!!!!!!!!!!!!!!!! hahahaha
    acho que vou ter q imprimir tudo e comecar a decorar! hehe
    caipira da roça as minas gerais minha fia… que trem complicado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrs
    bjin

  4. Gisele Leandro permalink
    20/10/2009 12:43

    Mari, suas explicações são mil! Tô amando!Obrigada!!!
    Queria mesmo era uma aula prática rs =)
    Com bb tudo é tão complicado, pra testar todo o passo a passo só com ele dormindo, difícil … fico cansada e acabo indo dormir tb. Mas um dia vou fazer tudinho e conto o resultado final.
    Beijos

    • chiquesemchilique permalink*
      20/10/2009 23:39

      Oi Gi!
      Ai, muito obrigada flor!!!!
      Se um dia vier para Sampa, me avisa e a gente marca uma aulinha hehe!
      Sei como é difícil com baby pequeno, tenta um dia no finde, deixá-lo com o maridão e vai treinar o passo a passo rss!

      Bjão!!!!

  5. Gisele Leandro permalink
    20/10/2009 12:57

    Ah! Sua foto ficou ótima! Você tá lindaaaa!!!

    • chiquesemchilique permalink*
      20/10/2009 23:40

      Gi, obrigadaaa hihi, a foto é meio antiguinha já, do começo do ano….ressucitei rs!

Trackbacks

  1. MAKE PASSO A PASSO – PARTE III – OLHOS, 2ª E ÚLTIMA PARTE! « Chique sem Chilique!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: